Estúdio: Navas DesignAtendimento: João NavasUX/UI: João Pedro Rimenzoski Dev: Eric Pinheiro
O Nex é um coworking com unidades em Curitiba-PR e Rio de Janeiro-RJ, seu antigo website não suportava os planos de expansão do negócio, necessitando assim de uma reestruturação completa.
O antigo projeto havia sido desenvolvido com tema pronto do Wordpress, e para atender rapidamente pequenas necessidades do dia a dia haviam sido instalados uma série de plugins, gerando assim alguns problemas: confusão na hierarquia de páginas, mínimas possibilidades de personalização e pouca praticidade na manutenção do website.
O desenvolvimento do projeto foi dividido e 4 etapas, seguindo a lógica da metodologia double diamond:
1. Entendendo a complexidade do projeto
2. Aprendendo com os erros
3. Desenvolvendo os wireframes
4. Prototipando com alta fidelidade
Inicialmente o projeto foi observado por uma lente generalista, foram levantados materiais de apoio relacionados ao branding do Nex como personas, pilares da marca e estratégias de posicionamento. Além disso, através de uma desk research foram identificadas as boas práticas do setor.
Durante a análise surgiu a necessidade de representar visualmente o sitemap do antigo website, assim seria possível ter um panorama geral das problemáticas. Foram identificados alguns problemas: muitas páginas repetidas, links quebrados, a jornada do usuário até chegar nas informações de contratação dos serviços era confusa e caótica, a estrutura das páginas não seguia um padrão visual e não havia hierarquia de informação no quesito SEO. Ao final foram totalizadas 45 páginas.
Com base nos problemas identificados foram definidos objetivos claros, um deles era melhorar a usabilidade através de uma abordagem simples e objetiva, então realizou-se uma filtragem no conteúdo, foi mantido somente o que seria relevante para o público alvo. Um novo sitemap foi desenhado e observou-se uma redução de 45 para 15 páginas.
Um dos desafios que surgiram nesta etapa foi pensar na melhor forma de apresentar para o usuário as diversas unidades previstas para o futuro do negócio, sem que o excesso de informação gerasse ruído visual e causasse confusão.
A solução encontrada foi criar um botão chamado UNIDADES e ao ser ativado um menu fullscreen é aberto contendo todos os links de todas as unidades de forma clara e organizada.
O maior benefício desse recurso é o fácil acesso à informação, pois é possível acessar todas as unidades e suas propriedades independente da página em que o usuário está localizado.
Todas as páginas já haviam sido planejadas na etapa anterior, inclusive suas respectivas seções, agora era necessário materializar a estrutura e prever como cada componente se encaixaria na composição. Surgiram alguns insights estéticos durante o processo, por conta disso, o wireframe apresentado ficou muito próximo do que seria o layout final.
A estética dos design tokens foi definida com base no brandbook do Nex.
O layout ganhou muitas áreas reservadas para fotos, como se trata de um coworking o que atrai as pessoas é o espaço e infraestrutura, pois elas se projetam no local. Tendo isto em mente ficou claro que era necessário humanizar o site, então uma das diretrizes definidas, e que foi repassada para o cliente, é que todas as fotos no site devem ser compostas pela presença de pelo menos uma pessoa com expressão de felicidade.
Além de toda a questão que afeta diretamente o prospect do Nex, olhamos também para a parte administrativa do site. Como o objetivo inicial era desenvolver um website escalável, o painel de controle deveria ser intuitivo de fácil manutenção. Durante o desenvolvimento web foi criada uma visualização hierárquica das páginas com recurso de drag and drop dentro do Wordpress para que qualquer usuário administrador pudesse prestar manutenção.
O resultado de todo esse processo é um website leve, humano e que crescerá junto com o negócio sem apresentar problemas estruturais e de desempenho.
ou acesse diretamente pelo endereço www.nex.work